Seja bem-vindo
Bituruna,09/09/2025

  • A +
  • A -

Carlo Acutis é canonizado e se torna o 1º santo millennial da Igreja Católica

Jovem italiano, conhecido como padroeiro da internet, morreu aos 15 anos e foi canonizado neste domingo pelo papa Leão XIV.

Fonte: G1
Carlo Acutis é canonizado e se torna o 1º santo millennial da Igreja Católica Foto: Site Carlo Acutis

Carlo Acutis, jovem católico que usava seu talento em computação para evangelizar na internet, foi oficialmente canonizado neste domingo (7) pelo papa Leão XIV, tornando-se o primeiro santo da geração millennial. Conhecido como “padroeiro da internet”, ele morreu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, vítima de leucemia.

A cerimônia de canonização aconteceu no Vaticano. Na quinta-feira (4), em preparação para o rito, o Vaticano colocou uma imagem de Carlo Acutis na Basílica de São Pedro e anunciou o lançamento de um selo especial em sua homenagem. A mãe, Antonia Salzano, disse à Reuters que a identificação dos jovens com Carlo vem do fato de ele ter levado “uma vida comum de adolescente”, colocando Jesus em primeiro lugar.

Milagre no Brasil (reconhecido para a beatificação, em 2020)

Após a morte de Carlo, o padre Marcelo Tenório, da Paróquia São Sebastião (Campo Grande-MS), passou a realizar a missa anual de Nossa Senhora Aparecida com a exposição de uma roupa com sangue do beato. Em 2010, durante uma dessas missas, um avô levou o neto doente até a paróquia; segundo a família, o menino foi curado após tocar a vestimenta. O padre relatou que a criança “estava raquítica e tinha problemas de pâncreas anular” e “teve a cura logo depois”.

Quem foi Carlo Acutis?

Nascido em Londres em 3 de maio de 1991 e criado em Milão, Carlo destacou-se desde cedo pelo gosto por computadores e por um conhecimento de ciência da computação acima da média. Ele criou sites para divulgar a fé católica e era profundamente devoto da Eucaristia e da Virgem Maria: após a primeira comunhão, mantinha rotina diária de Missa, Rosário e adoração eucarística, segundo a mãe (ACI).

Seu corpo foi transferido para Assis (Itália) durante o processo de canonização. No túmulo, está coberto por um molde de cera que reproduz sua aparência com blusa esportiva, calça jeans e tênis. O bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, afirmou ao site de notícias do Vaticano que “muitos aspectos da sua vida representam para nós um incentivo”.

Outras canonizações no dia

Além de Carlo Acutis, o papa Leão XIV também canonizou o jovem italiano Pier Giorgio Frassati, conhecido pelo trabalho de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Vaticano se refere a Carlo como o primeiro santo “millennial” — geração de quem nasceu entre o início dos anos 1980 e meados dos anos 1990. Sua canonização reforça a ligação da Igreja com os jovens e com o ambiente digital.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.