Seja bem-vindo
Bituruna,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Beneficiários da Paranaprevidência devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos

Mais de 2 mil aposentados e pensionistas já tiveram pagamentos suspensos por falta de recadastramento

Fonte: AEN
Beneficiários da Paranaprevidência devem atualizar dados para evitar bloqueio de pagamentos Beneficiários da Paranaprevidência devem atualizar dados para evitar bloqueio dos pagamentos Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A Paranaprevidência está reforçando o alerta para que os aposentados e pensionistas vinculados à instituição realizem o recadastramento obrigatório dentro do prazo previsto. A medida é essencial para garantir a continuidade do recebimento dos proventos, e o não cumprimento resulta no bloqueio automático dos pagamentos. Somente nos meses de fevereiro e março deste ano, pouco mais de 2,2 mil beneficiários tiveram os valores suspensos por não atualizarem os dados cadastrais a tempo.

Segundo a instituição, o cronograma de recadastramento em 2025 segue o modelo adotado no ano anterior, com o prazo limite sendo o último dia do mês de nascimento do beneficiário. Isso significa que aposentados e pensionistas devem ficar atentos ao mês de aniversário, pois a atualização fora desse período pode levar à suspensão dos pagamentos.

Detalhes do procedimento

Dos cerca de 135 mil beneficiários da Paranaprevidência, 116 mil estão obrigados a fazer o recadastramento este ano. Desde o início do processo, em janeiro, mais de 68 mil já concluíram a atualização cadastral. No entanto, ainda faltam quase 48 mil para cumprir essa obrigação.

O diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, destacou que, apesar do bom desempenho até agora, é fundamental que todos realizem o procedimento no prazo estabelecido. “Normalmente, quando percebem que o pagamento não foi creditado na conta, os aposentados e pensionistas nos procuram para realizar o recadastramento e regularizar sua situação”, explica. “Mesmo assim, o ideal para nós é que todos façam a atualização de seus dados dentro do prazo, para evitar problemas”, completou.

Orientações sobre como realizar o recadastramento

O processo é totalmente digital e pode ser feito com rapidez e segurança por meio do aplicativo da Paranaprevidência, disponível gratuitamente nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (iOS). Os beneficiários também podem acessar o site oficial da instituição, utilizando a Área do Beneficiário para efetuar a atualização.

Para acessar a plataforma, é necessário informar o CPF e a senha pessoal. Caso o beneficiário tenha esquecido ou ainda não possua uma senha cadastrada, é possível redefini-la diretamente no aplicativo ou no site. Basta clicar em “Recuperar/Alterar senha” após digitar o CPF. Um e-mail ou mensagem SMS com as instruções será enviado para concluir a redefinição.

O recadastramento antecipado é permitido, ou seja, o beneficiário não precisa esperar chegar o mês do seu aniversário para atualizar os dados. Isso ajuda a evitar acúmulo de acessos perto do fim do prazo e garante mais tranquilidade.

Exceções e casos específicos

A única exceção ao calendário de aniversário é válida para pensionistas universitários, que têm uma dinâmica diferente. Nesse caso, o recadastramento também é feito exclusivamente de forma digital, mas precisa ser realizado duas vezes ao ano: uma em abril e outra em agosto, períodos que coincidem com os semestres letivos. As informações detalhadas sobre esse processo específico estão disponíveis no site da Paranaprevidência, na área de Recadastramento, e também no portal da Educação Previdenciária, na seção de Beneficiários.

Modelo adotado para evitar acúmulo no fim do ano

De acordo com Felipe Vidigal, a decisão de vincular o recadastramento ao mês de nascimento tem como base a experiência do recadastramento anterior, realizado em 2023. À época, o prazo final era o dia 31 de dezembro, o que levou muitos beneficiários a deixarem para a última hora, sobrecarregando os sistemas e os canais de atendimento. Com o novo modelo, a expectativa é que os beneficiários distribuam melhor a realização do procedimento ao longo do ano.

Vidigal destaca que o atual desempenho, com mais da metade dos recadastramentos já realizados antes mesmo de maio, indica que os beneficiários estão compreendendo a importância de se antecipar. “Os números positivos que temos até agora demonstram justamente isso, que os beneficiários estão nos procurando antes do mês do aniversário, com antecedência, para ficar em dia com as suas obrigações”, afirmou.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.