Seja bem-vindo
Bituruna,29/04/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Zelensky descarta ceder território à Rússia em possível acordo de paz

Presidente ucraniano reafirma que deseja fim da guerra, mas sem concessões a Putin; Kremlin diz que Ucrânia ignora propostas

Fonte: g1.globo.com
Zelensky descarta ceder território à Rússia em possível acordo de paz Foto: Reprodução

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (29) que deseja o fim da guerra com a Rússia, mas rejeita qualquer proposta que envolva a cessão de territórios ucranianos. A declaração foi feita por videoconferência durante uma cúpula internacional realizada na Polônia.

Todos queremos que essa guerra termine de maneira justa, sem recompensas para Putin, em especial sem territórios”, declarou Zelensky. Ele também afirmou, sem apresentar provas, que a Rússia estaria “preparando algo” em Belarus sob a justificativa de exercícios militares conjuntos anunciados para setembro.

Também nesta terça, o Kremlin acusou a Ucrânia de não responder a múltiplas ofertas de Vladimir Putin para iniciar negociações diretas de paz. O porta-voz russo, Dmitry Peskov, disse que Moscou está disposta a discutir um cessar-fogo, mas que há “nuances” que precisam ser resolvidas antes de avançar.

Desde o início da invasão russa, em 2022, a Ucrânia perdeu cerca de 20% de seu território. A Crimeia foi anexada pela Rússia em 2014. Propostas recentes, segundo a imprensa internacional, incluem a possibilidade de Kiev reconhecer o controle russo sobre a Crimeia e áreas ocupadas na frente de batalha — algo que Zelensky já descartou publicamente.

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que tem se posicionado como mediador, sugeriu que a Ucrânia poderia fazer concessões para alcançar um acordo. O governo norte-americano também teria sinalizado abertura para que a Rússia mantivesse parte do território ocupado.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.