Paraná amanhece com geadas e recorde de frio de 2025
General Carneiro registra -0,1ºC, e fenômeno é observado em diversas cidades do sul do estado, incluindo Bituruna

O Paraná registrou temperaturas recordes nesta terça-feira (29), com a formação de geadas e o termômetro marcando -0,1ºC em General Carneiro, no sul do estado, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno, caracterizado pela formação de uma fina camada de gelo sobre superfícies expostas, também foi registrado em Palmas, cidade vizinha, e em Bituruna, que teve temperaturas próximas de 4ºC.
Além de General Carneiro e Palmas, várias outras cidades do estado registraram baixas temperaturas, incluindo Pinhão (4,5ºC), Guarapuava (5ºC), Lapa (5,6ºC) e Francisco Beltrão (6,1ºC), entre outras. O Simepar destacou que, ao todo, 39 cidades no Paraná bateram o próprio recorde de frio do ano.
Previsão para o restante da semana
Apesar do predomínio de sol, as temperaturas à tarde não devem subir muito. As máximas devem variar entre 20ºC e 25ºC no estado, com os menores valores concentrados no extremo sul, especialmente nos municípios próximos à divisa com Santa Catarina. Já na faixa do extremo norte, as máximas poderão atingir até 27ºC.
Para a quarta-feira (30), o Inmet prevê um amanhecer frio, com temperaturas entre 5ºC e 11ºC na metade sul do estado, e mínimas entre 11ºC e 16ºC nas áreas mais ao norte. À tarde, as temperaturas podem subir, especialmente nas faixas oeste e norte, podendo atingir 26ºC em algumas cidades como Loanda, Assis Chateaubriand e Capitão Leônidas Marques.
COMENTÁRIOS