Seja bem-vindo
Bituruna,09/09/2025

  • A +
  • A -

Massa de ar frio derruba temperaturas no Paraná; quinta-feira promete calor à tarde

Queda acentuada nos termômetros será sentida na quarta-feira, com risco de geada em algumas cidades; na quinta, temperaturas voltam a subir em quase todo o Estado.

Fonte: AEN Paraná
Massa de ar frio derruba temperaturas no Paraná; quinta-feira promete calor à tarde Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma massa de ar frio chegará ao Paraná nesta quarta-feira (10), provocando declínio acentuado nas temperaturas, especialmente na metade sul do Estado, e com pequeno risco de geada entre Palmas e General Carneiro. Já na quinta-feira (11), os termômetros voltam a subir, com grande amplitude térmica ao longo do dia.

A frente fria que atravessou o Estado rapidamente nesta terça-feira (09) trouxe ventos fortes nas regiões Oeste e Centro-Sul, e deixou acumulados de chuva em Mangueirinha (30,4 mm), Palmas (33,9 mm) e Coronel Domingos Soares (32 mm). Rajadas intensas foram registradas em diversas cidades, como Campo Mourão (65,5 km/h) e Guarapuava (64,8 km/h). Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o tempo ficará mais estável nos próximos dias, com apenas pequena possibilidade de chuva na tarde de quinta-feira, próxima à fronteira com o Paraguai.

Queda e elevação das temperaturas

Na quarta-feira, os termômetros ficarão abaixo de 10°C em toda a metade sul do Paraná. Palmas e General Carneiro podem registrar mínimas entre 3°C e 4°C. Em contraste, na quinta-feira, as temperaturas da tarde sobem rapidamente, superando 30°C no Noroeste, Norte e Norte Pioneiro. Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, a temperatura sobe de forma mais gradual devido à nebulosidade e possibilidade de chuviscos.

Exemplos da gangorra térmica:

  • Curitiba: máxima de 21,1°C na segunda-feira (08); 7°C a 23°C na quarta (10); 10°C a 25°C na quinta (11).
  • Loanda: 37°C na segunda; mínima de 14°C e máxima de 30°C na quarta; mínima de 16°C e máxima de 33°C na quinta.
  • Palmas: mínima de 4°C na quarta; mínima de 8°C na quinta; máxima de 24°C nos três dias seguintes.

Monitoramento e dados

O Simepar opera com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, fornecendo informações para órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. O sistema permite monitorar situações extremas, como chuvas fortes, deslizamentos, alagamentos, incêndios e secas.

Para previsões detalhadas de chuva, temperatura, umidade e vento nos 399 municípios do Paraná, com atualização por hora, acesse: www.simepar.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.