Ciclone extratropical vai trazer chuva e risco de temporais ao Paraná a partir desta quarta
Simepar prevê formação do fenômeno entre sábado e domingo; Inmet emite alertas de tempestade para várias regiões, com ventos de até 60 km/h e possível granizo.
Imagem ilustrativa (Foto: Jaque Zdonek) Um ciclone extratropical em formação deve trazer chuvas e favorecer a ocorrência de temporais ao Paraná nos próximos dias. A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta que o tempo já começa a ficar instável a partir desta quarta-feira (7).
O fenômeno deve se formar entre sábado (10) e domingo (11), mas o sistema de baixa pressão que lhe dará origem já influencia o estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de perigo potencial para tempestades em diversas regiões paranaenses.
De acordo com o Simepar, nesta quarta-feira (7) as chuvas devem ser isoladas e de curta duração em todo o estado, podendo ser acompanhadas de raios e descargas elétricas no leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste. As temperaturas máximas se aproximam dos 30°C, contribuindo para uma sensação de abafamento.
Para quinta-feira (8), espera-se o recuo do sistema, mas a passagem de um cavado pelo oceano deve provocar instabilidades na metade leste do Paraná a partir da tarde, com possibilidade de tempestades pontualmente intensas.
A situação se agrava na sexta-feira (9), com a reaproximação do sistema de baixa pressão. As instabilidades se intensificam em todas as regiões, especialmente entre a tarde e a noite, com alta possibilidade de chuvas fortes e temporais.
O ciclone
Entre sábado (10) e domingo (11), o sistema de baixa pressão se amplifica em direção ao Rio Grande do Sul e evolui para um ciclone extratropical. Este fenômeno favorecerá o desenvolvimento de tempestades pontualmente severas de forma abrangente sobre todas as regiões do Paraná.
Alertas do Inmet
O Inmet emitiu três alertas para o estado, válidos para períodos entre esta quarta e quinta-feira. Os avisos indicam risco de:
- Ventos intensos de até 60 km/h.
- Volumes de chuva de até 30 mm/h ou 50 mm/dia.
- Ocorrência de queda de granizo.
As regiões sob alerta incluem a metade sul do estado e cidades próximas à divisa com o Mato Grosso do Sul.



COMENTÁRIOS