Estado em alerta com aumento de vírus respiratórios no Paraná
Circulação do vírus sincicial respiratório (VSR) e da Influenza A cresceu mais de 100% nas últimas três semanas, segundo dados do Lacen.

O Paraná entrou em estado de atenção com o avanço significativo da circulação de vírus respiratórios. Nas últimas três semanas, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o Influenza A registraram aumento expressivo na positividade dos testes, conforme dados do Laboratório Central do Estado (Lacen) divulgados nesta quarta-feira (23).
A positividade do VSR subiu 133,55%, passando de 6,43% em março para 15,02% em abril (dados até 22/04). Já a presença do vírus da gripe Influenza A teve um aumento ainda mais expressivo: 497,78%, saltando de 0,90% para 5,38% no mesmo período.
Esses números são baseados em 3.013 amostras analisadas, sendo 1.881 em março e 1.132 em abril, que alimentam os sistemas de vigilância epidemiológica, como o GAL – Gerenciador de Ambiente Laboratorial.
Outros vírus também foram testados, como SARS-CoV-2, Influenza B, rinovírus, metapneumovírus e adenovírus, mas estes apresentaram pouca variação ou até redução na circulação.
Informações adicionais
Diante do crescimento na circulação viral, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância da vacinação contra a gripe e dos cuidados básicos, como higienização frequente das mãos e a manutenção de ambientes bem ventilados.
“A vacina é a principal proteção para evitar contrair a gripe e as complicações da doença, principalmente em crianças e idosos. Estamos sentindo a mudança de temperatura, com dias mais frios. A prevenção é essencial para que os serviços de saúde não sobrecarreguem”, destacou o secretário.
O VSR é uma das principais causas de infecção respiratória em bebês e crianças pequenas, estando diretamente associado à bronquiolite, inflamação dos bronquíolos nos pulmões.
O Influenza A, por sua vez, é um tipo de vírus da gripe, com subtipos como H1N1pdm09 e H3 sazonal, e circula com mais intensidade no outono e no inverno.
A campanha de vacinação contra a gripe começou no Paraná no dia 1º de abril. Até esta terça-feira (22), foram aplicadas 322.008 doses do imunizante.
Têm direito à vacina:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
- Idosos a partir de 60 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde e da educação (básico e superior);
- Povos indígenas, população em situação de rua, profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas, deficiência permanente;
- Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário de longo curso, e trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade, incluindo jovens sob medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.
COMENTÁRIOS