Robert Prevost é eleito novo líder da Igreja Católica
Cardeal norte-americano foi escolhido como o novo Papa nesta quinta-feira (8). Ele sucede Francisco e usará o nome papal de Papa Leão XIV.

O conclave realizado no Vaticano chegou ao fim nesta quinta-feira (8) com a eleição do novo Papa da Igreja Católica. O cardeal Robert Francis Prevost, originário dos Estados Unidos, foi escolhido pelos cardeais e adotará o nome de Papa Leão XIV.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina no início da tarde, indicando que o Colégio dos Cardeais chegou a um consenso. Pouco depois, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para proclamar as tradicionais palavras "Habemus Papam", anunciando a escolha à multidão.
Detalhes da escolha
O novo pontífice assume após a morte do Papa Francisco, ocorrida em abril, e se torna o 267º papa da história da Igreja Católica — o primeiro da história vindo dos Estados Unidos. A eleição aconteceu no segundo dia do conclave, reunindo 115 cardeais com direito a voto.
A decisão foi recebida com emoção por milhares de fiéis reunidos desde a madrugada na Praça São Pedro. Assim que o novo Papa foi anunciado, os sinos da basílica tocaram e aplausos tomaram conta do local.
Quem é o novo Papa
Robert Francis Prevost, agora Papa Leão XIV, tem 69 anos e nasceu em Chicago, Illinois. É o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica. Ele é membro da Ordem de Santo Agostinho e passou boa parte de sua vida sacerdotal em missão na América do Sul, especialmente no Peru, onde trabalhou por mais de uma década em Trujillo e depois foi nomeado bispo de Chiclayo (2014–2023).
Em Roma, Prevost comandava o influente Dicastério para os Bispos, órgão responsável pela nomeação episcopal no mundo inteiro. Conhecido por seu equilíbrio, humildade e dedicação pastoral, ele declarou em entrevista que “a vocação de todo cristão é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que esteja”.
Sua eleição representa uma continuidade com os princípios reformistas de Francisco, mas com um olhar mais global, missionário e com foco em governança episcopal.
Próximos passos
Após a saudação inicial à multidão, o novo Papa fará sua primeira missa em público nos próximos dias. A cerimônia de entronização deve ocorrer no domingo, com presença de líderes religiosos e autoridades civis de diversos países.
COMENTÁRIOS