Anvisa inicia nova etapa de monitoramento de agrotóxicos em alimentos
Programa prevê coletas em supermercados e sacolões de 26 estados e do Distrito Federal até dezembro

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu início neste mês a uma nova fase do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para). A ação, em parceria com estados e municípios, vai coletar amostras de produtos alimentícios em pontos de venda para verificar a presença de resíduos de defensivos agrícolas.
O ciclo de 2025 prevê a coleta de 3.505 amostras de 13 alimentos populares, como abacaxi, amendoim, batata, brócolis, café em pó, feijão, laranja, farinha de mandioca, maracujá, morango, quiabo, repolho e farinha de trigo.
As coletas vão ocorrer entre maio e dezembro em supermercados, sacolões e outros estabelecimentos do varejo, em todos os estados do país exceto Roraima. As amostras serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, responsável por avaliar a presença de mais de 300 tipos de agrotóxicos.
A Anvisa informa que esta é a terceira etapa do Plano Plurianual 2023–2025, que ao final vai analisar resíduos de agrotóxicos em 36 alimentos que, juntos, representam cerca de 80% do consumo nacional de produtos de origem vegetal.
Desde a criação do programa, em 2001, mais de 45 mil amostras já foram analisadas. Os dados coletados subsidiam ações de fiscalização e revisão de registros de defensivos, além de orientar políticas públicas de segurança alimentar.
COMENTÁRIOS