Seja bem-vindo
Bituruna,10/09/2025

  • A +
  • A -

Programa leva universitários paranaenses ao exterior com bolsas de pesquisa

Nova modalidade do Ganhando o Mundo oferece 200 bolsas para graduação e pós-doutorado e já tem intercambistas no Japão. Investimento é de R$ 11 milhões.

Fonte: AEN Paraná
Programa leva universitários paranaenses ao exterior com bolsas de pesquisa Foto: SETI

Com investimento de R$ 11 milhões, o Governo do Paraná lançou uma nova modalidade do programa Ganhando o Mundo, voltada a estudantes e professores universitários. O Ganhando o Mundo da Ciência oferece 100 bolsas de iniciação científica e 100 de pós-doutorado para intercâmbios com instituições internacionais.

Primeiras experiências no Japão

O primeiro grupo embarcou em abril para a Universidade Provincial de Kyoto, no Japão. Entre os selecionados estão dois estudantes de graduação, três de pós-graduação e o professor Jackson Kawakami, da Unicentro. As áreas de pesquisa incluem entomologia, genômica e agronegócio.

O estudante Gabriel Luis Back Wendler, da Unioeste, destacou o impacto da experiência: “Essa troca de experiências é a minha parte favorita. Mesmo sendo um idioma difícil, por estarmos imersos o aprendizado acontece mais rápido”, afirmou. Já a acadêmica Larissa Akemi Ishida celebrou o acesso a equipamentos avançados: “A maior conquista foi poder usar essas máquinas no laboratório”.

Mais destinos e áreas estratégicas

A Fundação Araucária e a SETI coordenam o programa, que já firmou parcerias com instituições no Canadá, Japão, França, Holanda, Itália e Índia. Outros países como China, Austrália, Espanha, Reino Unido, EUA e Singapura devem ser incluídos nos próximos meses.

Os temas prioritários envolvem agrotecnologia, bioeconomia, agrogenômica e genômica aplicada à saúde – áreas alinhadas ao desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Segundo o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig, “a ciência e a tecnologia dependem de cooperação internacional, e o Paraná está avançando nesse sentido”.

Novos editais e inscrições

As inscrições para intercâmbio na Universidade de Wageningen (Holanda) estão abertas até 15 de junho, com três vagas. Um novo edital para dez vagas na Universidade de Alberta (Canadá) será lançado em agosto. Também há acordos firmados com a Universidade de Ferrara (Itália) e a Universidade de Pune (Índia).

Todos os custos são cobertos pelo Estado: passagens, visto, seguro, moradia e ajuda de custo. Mais informações estão no site da Fundação Araucária ou pelo e-mail internacionalizacao@fundacaoaraucaria.org.br.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.