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Bituruna,10/09/2025

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Com Fluência Paraná, Governo usa Inteligência Artificial para apoiar alfabetização de crianças

Ferramenta digital desenvolvida com o Google mede fluência leitora de 125 mil alunos do 2º ano em escolas públicas do Paraná

Fonte: AEN Paraná
Com Fluência Paraná, Governo usa Inteligência Artificial para apoiar alfabetização de crianças Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

Desde o início de junho, professores da rede pública municipal em todo o Paraná passaram a contar com uma nova aliada para avaliar a fluência leitora dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental: a Inteligência Artificial. A ferramenta, chamada Fluência Paraná, faz parte do programa Educa Juntos e será aplicada em cerca de 3 mil escolas públicas, com avaliação censitária de até 125 mil estudantes. O prazo vai até quarta-feira (18).

Tecnologia a serviço da alfabetização

Desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) em parceria com o Google, a plataforma digital utiliza IA para analisar o desempenho da leitura em voz alta feita pelos estudantes. A tecnologia identifica acertos na pronúncia, tempo de leitura e as principais dificuldades dos alunos. Com base nesses dados, cada estudante é classificado como pré-leitor, iniciante ou fluente.

A aplicação da avaliação ocorre em três etapas: identificação de letras, leitura de palavras e leitura de texto narrativo. Há ainda a possibilidade de aplicação impressa, para alunos com dificuldade de leitura em tela.

Resultados em tempo real

Segundo a Seed-PR, os resultados podem ser acessados instantaneamente pelos professores, enquanto os dados coletivos por turma ou escola são compartilhados com diretores e gestores municipais. A proposta é permitir a elaboração de estratégias pedagógicas mais eficazes, baseadas em indicadores reais.

Para o secretário de Educação, Roni Miranda, a tecnologia reforça o trabalho já realizado nos municípios. “O Paraná já conta com 80% das crianças alfabetizadas ao fim do 2º ano. Agora, com essa ferramenta, será possível direcionar as ações com muito mais precisão e agilidade”, destacou.

Experiências positivas nas escolas

No Centro de Educação Integral Monteiro Lobato, em Curitiba, cerca de 100 alunos participam da avaliação. As professoras Simeia Bozani e Maria Paula Bombardelli relatam que os dados obtidos ajudam a ajustar propostas pedagógicas de forma mais individualizada. “A tecnologia confirma o que observamos em sala, e ainda revela nuances que não percebemos a olho nu”, relatam.

A vice-diretora da escola, Camila Fracheta, também elogiou a iniciativa. “Temos recebido um feedback positivo dos professores. A parceria com o Estado complementa o trabalho feito nas redes municipais”, avaliou.

Apoio aos municípios

A ferramenta Fluência Paraná vem sendo testada desde 2023 com ações-piloto em parceria com secretarias municipais. O Estado também oferece tutoriais, materiais de apoio e acompanha a implementação por meio de pontos focais em cada município.

Essa iniciativa faz parte do programa Educa Juntos, criado em 2020 para promover cooperação pedagógica com os municípios. O programa desenvolve materiais didáticos, formações para professores e ações voltadas à alfabetização na idade certa, além de facilitar a transição dos alunos entre os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.




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