Seja bem-vindo
Bituruna,09/01/2026

  • A +
  • A -

Procura por implante contraceptivo no SUS do Paraná cresce 118% em 2025

Ampliação do acesso via portarias do Ministério da Saúde e distribuição de 25 mil unidades impulsionaram a adesão ao método de longa duração; Curitiba lidera número de inserções.

Fonte: AEN
Procura por implante contraceptivo no SUS do Paraná cresce 118% em 2025 Foto: SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou um aumento de 118% no número de implantes anticoncepcionais de etonogestrel (Implanon NXT) realizados no Sistema Único de Saúde (SUS) do Paraná entre 2024 e 2025. O método, que tem validade de três anos, ganhou acesso ampliado após novas portarias federais.

Dados preliminares de janeiro a novembro de 2025 apontam 1.060 procedimentos, contra 485 no mesmo período de 2024. O crescimento reflete a descentralização da oferta, que antes dependia de compras municipais e agora conta com distribuição estadual.

A mudança no cenário ocorreu a partir de julho de 2025, com a publicação de portarias do Ministério da Saúde que ampliaram os critérios de indicação e permitiram a distribuição de 25 mil implantes aos municípios. Entre julho e novembro, foram realizadas 762 inserções.

Os municípios que mais se destacaram foram Curitiba (256), Almirante Tamandaré (219), Piraquara (94), São Mateus do Sul (91) e Pitanga (22). A Sesa realizou oficinas de treinamento para profissionais de 38 municípios com mais de 50 mil habitantes, visando qualificar a inserção do método na Atenção Primária.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da oferta. “Planejamento familiar é sobre ter opções e liberdade de escolha... Agora, na rede pública de saúde do Paraná tem implante contraceptivo, um método mais eficaz, moderno e seguro”, afirmou.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, reforçou que "a inserção do implante amplia o cuidado, reduz desigualdades e fortalece os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e adolescentes".

O implante de etonogestrel é classificado como um Contraceptivo Reversível de Longa Duração (LARC, na sigla em inglês), com eficácia superior a métodos que dependem de uso contínuo pelo usuário. No SUS, apenas o DIU de cobre também se enquadra nessa categoria. O implante tem duração de três anos e a fertilidade retorna rapidamente após sua remoção.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.