Anvisa determina recolhimento de panetones após identificar fungos em lotes específicos
Quatro lotes da marca D'Viez estão proibidos; agência também suspendeu alimentos com cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, não autorizados no país.
Foto: Arquivo Pessoal A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (6), o recolhimento e a proibição da comercialização e consumo de quatro lotes específicos de panetones da marca D'Viez, após a identificação de fungos na superfície dos produtos. A medida também atinge alimentos que utilizam tipos de cogumelos não autorizados no Brasil.
A resolução, publicada no Diário Oficial da União, foi tomada após comunicação voluntária da própria fabricante sobre a contaminação. Além dos panetones, a Anvisa suspendeu produtos de outra empresa que usam os cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, ingredientes que não têm avaliação de segurança para uso em alimentos no país.
Os lotes de panetones afetados, todos com validade até 27 de fevereiro de 2026, são:
- Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (140 g) – lote 251027.
- Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” (700 g) – lote 251027.
- Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional (700 g) – lote 251027.
- Panetone com Frutas Trufado Tradicional (700 g) – lote 251027.
A Anvisa determinou que esses produtos não podem mais ser comercializados, distribuídos ou consumidos, e devem ser recolhidos do mercado imediatamente.
Em paralelo, a agência proibiu a fabricação e venda de uma linha de produtos da empresa Coguvita II Alimentos Ltda., comercializados sob as marcas Smush Smushnuts e Smushn Go. A suspensão se deve ao uso dos cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps, que não têm permissão para uso em alimentos no Brasil por falta de avaliação de segurança. A Anvisa também apontou que a divulgação desses itens associava seu consumo a benefícios não comprovados cientificamente, como melhora da saúde mental, memória e imunidade.



COMENTÁRIOS