Seja bem-vindo
Bituruna,08/01/2026

  • A +
  • A -

Paraná recebe novas 27,6 mil doses da vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes

Imunizante, que custava em média R$ 1,6 mil na rede privada, está disponível gratuitamente no SUS para grávidas a partir da 28ª semana; objetivo é proteger bebês nos primeiros seis meses de vida.

Fonte: AEN
Paraná recebe novas 27,6 mil doses da vacina contra Vírus Sincicial Respiratório para gestantes Foto: SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta terça-feira (6) um novo lote com 27.600 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O imunizante é ofertado gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres grávidas a partir da 28ª semana de gestação.

Esta é a segunda remessa da vacina enviada pelo Ministério da Saúde ao Paraná. As doses serão distribuídas às 22 Regionais de Saúde a partir de quinta-feira (8). A vacinação no estado teve início em 5 de dezembro, e já foram aplicadas 17.302 doses.

A primeira remessa, de 37.120 doses, chegou ao estado em 3 de dezembro. O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da imunização. “Essa é uma vacina que foi incorporada ao Calendário Nacional, totalmente segura e gratuita, que protege o bebê nos primeiros seis meses de vida contra doenças, como a bronquiolite”, afirmou.

A vacina é aplicada em dose única. Ao ser vacinada, a gestante transfere anticorpos para o feto pela placenta, protegendo o recém-nascido no período de maior vulnerabilidade a infecções graves causadas pelo VSR, que podem evoluir para bronquiolite, pneumonia e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A Sesa alerta que as gestantes também devem manter em dia outras vacinas importantes oferecidas no pré-natal, como as contra hepatite B, influenza, Covid-19, difteria, tétano e coqueluche. O Paraná conta com mais de 1.850 salas de vacinação distribuídas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos 399 municípios.

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos principais agentes de infecções respiratórias graves em crianças menores de dois anos. A vacina, recém-incorporada ao calendário do SUS em 2025, era anteriormente disponível apenas na rede privada, com custo médio de R$ 1,6 mil, sendo considerada a mais cara já incorporada ao Programa Nacional de Imunizações.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.