Hemepar convoca doadores de sangue dos tipos O- e O+ devido a estoques baixos no Paraná
Período de férias e viagens reduz número de doadores; uma única doação pode salvar até quatro vidas e é crucial para cirurgias, urgências e tratamentos.
Foto: SESA O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) registrou uma baixa significativa nos estoques de sangue dos tipos O negativo (O-) e O positivo (O+) no início deste ano. Diante disso, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), faz um apelo urgente para que pessoas com esses tipos sanguíneos procurem as unidades de coleta.
A Hemorrede Paranaense enfrenta a queda típica no número de doações no período de férias, o que levou os estoques dos tipos sanguíneos mais críticos a níveis preocupantes. A doação é imprescindível para manter o atendimento em 384 hospitais do estado que dependem do fornecimento regular.
O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância do gesto solidário. “Doar sangue é um gesto simples, seguro e solidário, capaz de salvar até quatro vidas. Orientamos que os doadores procurem a unidade do Hemepar mais próxima. Cada doação pode fazer toda a diferença”, destacou.
A chefe da Divisão Administrativa do Hemepar, Michele Zabrocki, explicou a necessidade: "O estoque adequado de todos os tipos sanguíneos é fundamental para o funcionamento das unidades hospitalares. Para garantir os estoques adequados dos tipos O+ e O-, solicitamos o apoio da população".
Para agilizar o atendimento e garantir mais conforto, o Hemepar recomenda o agendamento prévio da doação, que pode ser feito online pelo site da Sesa.
QUEM PODE E COMO DOAR:
- Idade: Entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização e presença do responsável legal).
- Peso: Mínimo de 50 quilos.
- Intervalo: Homens podem doar a cada 2 meses (máximo de 4 vezes/ano). Mulheres a cada 3 meses (máximo de 3 vezes/ano).
- Condições: Estar bem de saúde, descansado, alimentado e hidratado. Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores.
- Documentação: Apresentar documento original oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Passaporte).
O sangue coletado pela Hemorrede atende 95,6% dos leitos do SUS no Paraná. Em 2025, foram registradas 214.377 doações, uma média de 703 por dia. Cada doação de 450ml a 470ml pode ser fracionada em até quatro componentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado), beneficiando múltiplos pacientes.



COMENTÁRIOS