Terço suspenso de 10 metros é instalado em rota religiosa de Guarapuava
Monumento, considerado o maior do estado, foi construído por voluntários e será inaugurado no dia 2 de fevereiro durante a Festa da Padroeira.
Foto: Jorge Telles GUARAPUAVA - Um terço suspenso de 10 metros de altura foi instalado no "Caminho de Belém", rota de peregrinação na cidade. A estrutura é tida como a maior do gênero no Paraná.
Um terço gigante, com 10 metros de altura, foi erguido no percurso do "Caminho de Belém", em Guarapuava. Feito por voluntários, o monumento será inaugurado oficialmente no próximo dia 2 de fevereiro, data da festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora de Belém.
A construção durou dois meses e envolveu cerca de 25 voluntários, utilizando recursos arrecadados em campanhas promovidas pela Paróquia Nossa Senhora de Belém. O terço está instalado no Ramal 1 do Caminho, trajeto de aproximadamente 12,7 km que começa na ponte do Rio das Mortes (BR-277) e termina no Santuário Diocesano, no centro da cidade.
Segundo Sandro Cardozo, coordenador da rota religiosa, o projeto foi desafiador por não haver um modelo pronto, exigindo adaptações nas contas, cabos de aço e estrutura. A obra contou com doações de terreno, postes e hastes, e será identificada com uma placa com os nomes dos doadores. O terço também possui iluminação em LED.
A inauguração ocorrerá durante a tradicional caminhada do "Caminho de Belém", marcada para 2 de fevereiro. As inscrições para a peregrinação estão abertas até 1º de fevereiro, na tenda montada no pátio da Catedral Nossa Senhora de Belém, com taxa de R$ 15. Ônibus sairão às 5h da manhã da catedral para levar os fiéis ao ponto de partida.
O Caminho de Belém é uma tradição religiosa que refaz simbolicamente o trajeto percorrido há mais de 200 anos pelos primeiros devotos que trouxeram a imagem de Nossa Senhora de Belém para a região, consolidando uma das principais manifestações de fé e turismo religioso do centro do Paraná.



COMENTÁRIOS