Seja bem-vindo
Bituruna,28/01/2026

  • A +
  • A -

Variações no horário de dormir aumentam risco de apneia do sono e hipertensão, aponta estudo

Pesquisa com dados de smartwatches mostra que mudanças de uma hora na rotina de sono podem mais que dobrar o risco de apneia e elevar em 71% a probabilidade de pressão alta.

Fonte: g1
Variações no horário de dormir aumentam risco de apneia do sono e hipertensão, aponta estudo Foto: Freepik

Um estudo publicado na revista científica Journal of Medical Internet Research traz um alerta sobre a importância da rotina para a saúde: a irregularidade nos horários de dormir e acordar está fortemente associada a um maior risco de desenvolver apneia obstrutiva do sono e hipertensão arterial.

Manter uma rotina de sono irregular, com variações constantes no horário de dormir, pode aumentar drasticamente o risco de desenvolver problemas de saúde graves. Um estudo inovador, que utilizou dados reais de smartwathes e rastreadores digitais, concluiu que mudanças de apenas uma hora na hora de dormir podem mais que dobrar o risco de apneia do sono e elevar significativamente a probabilidade de hipertensão.

A pesquisa, conduzida pelo renomado Scripps Research Institute (EUA), analisou uma média de dois anos de dados de sono de 319 adultos, coletados de forma contínua por seus próprios dispositivos vestíveis, como smartwatches. Os participantes também preencheram questionários detalhados sobre sua saúde.

Os resultados, ajustados para fatores como idade, sexo e Índice de Massa Corporal (IMC), são impactantes. Eles mostram que:

- Cada aumento de uma hora na variabilidade do sono (a diferença nos horários de dormir ao longo da semana) está associado a um aumento de 159% na probabilidade de alto risco para apneia obstrutiva do sono (AOS).

- Para a hipertensão arterial, o mesmo aumento de uma hora na variabilidade elevou a probabilidade em **71%.

A autora sênior do estudo, Stuti Jaiswal, professora do Scripps Research, explica a relevância da metodologia: "Os dados de rastreadores de atividade digital oferecem uma maneira única de detectar padrões relevantes de saúde a partir de dispositivos que as pessoas já possuem". Isso significa que os resultados refletem o comportamento real das pessoas em seu dia a dia, e não apenas respostas de questionários.

A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio grave caracterizado por pausas repetidas na respiração durante o sono, levando a roncos, noites mal dormidas e sonolência diurna excessiva. Ela é um fator de risco conhecido para doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores ponderam que, embora a associação esteja bem estabelecida pelos dados, mais estudos são necessários para entender a causa e o efeito. A hipótese é que a grande variabilidade no sono pode desregular o relógio biológico, levando a inflamação, alterações nos níveis de cortisol (hormônio do estresse) e disfunções metabólicas, que por sua vez elevam o risco dessas doenças.

O estudo traz um novo olhar sobre a "higiene do sono". Tradicionalmente, a recomendação pública focava na quantidade de horas dormidas (como a regra das 8 horas). Esta pesquisa reforça um consenso crescente na medicina do sono de que a regularidade – ir para a cama e acordar sempre em horários semelhantes – pode ser um fator de proteção igual ou até mais importante para a saúde a longo prazo.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.