Seja bem-vindo
Bituruna,11/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Conselho de Odontologia alerta para riscos do ''morango do amor''

Docinho viral pode quebrar dentes, danificar próteses e causar cáries, alerta o CFO

Fonte: Agência Brasil
Conselho de Odontologia alerta para riscos do ''morango do amor'' Foto: Receitas já/Divulgação

O “morango do amor”, bombom coberto com uma casquinha de caramelo que virou febre nas redes sociais, pode trazer riscos à saúde bucal. O alerta é do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que recomendou cautela no consumo da sobremesa.

Apesar da aparência tentadora, a calda endurecida que cobre o morango pode quebrar dentes, descolar lentes de contato dentais e até danificar próteses ou aparelhos ortodônticos. Vídeos de acidentes envolvendo o doce também viralizaram junto com os tutoriais da receita.

“Pacientes tiveram próteses ou contenções ortodônticas arrancadas por ficarem grudadas no caramelo”, informou o CFO em comunicado.

Como consumir com segurança

Para evitar acidentes, o conselho orienta que os consumidores optem por partes mais finas do caramelo e utilizem os molares, dentes mais fortes, durante a mastigação. Mas a recomendação mais segura é outra:

“O ideal é usar uma faca para partir a casquinha caramelada e colocar pedaços pequenos dentro da boca”, diz o CFO.

Açúcar também preocupa

O alto teor de açúcar do “morango do amor” também é motivo de atenção. O consumo frequente favorece a formação de cáries, especialmente se os resíduos grudentos do caramelo não forem totalmente removidos na escovação.

A recomendação é escovar os dentes logo após consumir o doce, com atenção redobrada à limpeza entre os dentes.

Riscos aumentados para quem usa aparelhos ou próteses

Pessoas com facetas dentárias, aparelhos ortodônticos, próteses fixas ou removíveis devem evitar alimentos pegajosos e duros, como o “morango do amor”. O impacto pode causar danos irreversíveis, provocar lesões internas e exigir substituição dos dispositivos danificados.

“É possível haver danos irreversíveis aos dispositivos, que podem ser arrancados da boca por ficarem grudados ao doce”, destaca o conselho.

📌 A recomendação do CFO é procurar alternativas semelhantes sem a casquinha de caramelo para quem não quer abrir mão do sabor, mas deseja preservar o sorriso.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.