Palmas se consolida como o maior polo paranaense de sementes de soja e batata
Condições climáticas únicas da microrregião, com altitude elevada e temperaturas amenas, atraem empresas sementeiras e garantem alta qualidade genética; dados da safra 23/24 comprovam liderança estadual.
Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN PALMAS - O município de Palmas, no Sudoeste do Paraná, consolidou-se como o principal produtor de sementes de soja e um dos maiores de batata semente do estado. Na safra 2023/2024, a cidade foi responsável por 9,2% de toda a semente de soja e por 26% da semente de batata produzida no Paraná, conforme dados do Departamento de Economia Rural (Deral).
De acordo com os números oficiais da safra 23/24, Palmas produziu 47,6 mil toneladas de semente de soja. Esse volume representou 34,1% da produção de toda a sua microrregião, que inclui também Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Honório Serpa e Mangueirinha. Juntos, esses cinco municípios foram responsáveis por 23,6% de toda a semente de soja do Paraná, volume suficiente para semear uma área entre 2,3 e 2,5 milhões de hectares.
Na batata semente, o município despachou 9,37 mil toneladas no mesmo período, ficando atrás apenas de Guarapuava e Pinhão na produção total do tubérculo (consumo e semente). A atividade é realizada via contratos entre produtores rurais (pequenos, médios e grandes) e empresas sementeiras ou cooperativas, que fornecem todo o acompanhamento técnico para garantir a certificação de qualidade.
O agrônomo Vilmar Grando, do IDR-Paraná, explica que o sucesso da região está diretamente ligado ao seu microclima favorável. Localizada a cerca de 1.000 metros de altitude, Palmas tem temperaturas médias de verão em torno de 25°C durante o dia e entre 15°C e 18°C à noite. "A soja tem um bom desenvolvimento quando a temperatura fica entre 20º C e 30ºC. Acima dessa faixa a planta desestrutura algumas proteínas e perde a qualidade do grão", afirma Grando. Além disso, o regime de chuvas estável, mesmo com mudanças climáticas, tem conferido segurança produtiva à região.
A produção de sementes é um segmento de alto valor agregado dentro do agronegócio. As sementes de soja produzidas no Paraná, com destaque para a região de Palmas, são comercializadas para outros estados, como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. O IDR-Paraná mantém em Palmas uma câmara fria para armazenamento de batata semente, infraestrutura que apoia a logística e a manutenção da qualidade do produto.



COMENTÁRIOS